O e-mail marketing já foi muito desacreditado em diversos momentos. No entanto, ele continua firme e forte e é um recurso que entrega resultados muito positivos para empresas de diversos segmentos. Para que seja ainda mais interessante, há diferentes tipos de e-mail marketing que você pode usar.
Alguns tipos são mais comuns, como a newsletter. Entretanto, há muitas outras possibilidades de envio de mensagens. Por meio delas, você estreita o relacionamento com seus leads e promove a sua marca com um investimento muito baixo.
Portanto, usar os variados tipos de e-mail marketing tem muitos benefícios para sua estratégia. Cada negócio é diferente e pode adaptar as mensagens para seu público, criando campanhas que se encaixam nos objetivos do negócio.
Então, veja 11 tipos de e-mail marketing que você pode usar na sua estratégia para criar as melhores campanhas.
1. E-mail de boas-vindas
Assim que um lead é convertido por meio de uma landing page, cadastro em newsletter ou por outros meios, esse é o primeiro e-mail que ele receberá. Dar as boas-vindas é uma oportunidade de começar a criar uma relação mais próxima com seus leads. Além disso, é um jeito mais intimista de abordar.
Em vez de enviar apenas uma confirmação de cadastro, inicie uma comunicação com os consumidores e apresente sua marca. Conte um pouco sobre o que você oferece e outros detalhes relevantes para seguir a interação, mas sem forçar qualquer tipo de venda. Para despertar interesse, ofereça condições especiais, como por exemplo cupons de desconto, para a compra de produtos relevantes para os consumidores.
2. Newsletter
As newsletters são os e-mails mais comuns no e-mail marketing. Essas mensagens têm caráter informativo e existem diferentes tipos de conteúdos que podem ser enviados, entre eles:
- Artigos;
- Novos posts do blog;
- Dicas;
- Novidades;
- Notícias;
- Atualizações;
- Promoções e outros.
As campanhas desse tipo de e-mail podem ser segmentadas para determinados públicos. Além disso, a newsletter é enviada de forma periódica, o que significa que é possível mandar mensagens distintas a cada envio. Por exemplo, em um disparo você manda novidades da marca, e na outra semana os últimos posts publicados no seu blog.
Essa variedade é o que faz a newsletter ser tão amada pelos profissionais de marketing. Afinal, os envios podem ser feitos para os leads de todos os estágios do funil de vendas.
3. E-mail sazonal
Algumas épocas ou datas do ano são ótimos momentos para enviar um e-mail diferenciado. Nesse caso, estamos falando de e-mails sazonais, que são criados para datas especiais. Alguns exemplos são o natal, dia das mães e até mesmo a Black Friday ou aniversário da sua marca.
O e-sazonal é uma ação que ajuda no fortalecimento da marca e também pode incrementar as vendas. Para que sejam potencializados, invista em mensagens com conteúdos visuais e textos persuasivos. Use a criatividade para gerar impacto e atrair a atenção do seu público.
4. E-mail para e-commerce
Com certeza você já recebeu um e-mail desse tipo, principalmente após fazer uma compra online. Entretanto, para que seja significativo e tenha bons resultados, a personalização é fundamental. Afinal, de nada adianta enviar mensagens com sugestões de bolsas da estação para um homem, certo?
Nesse sentido, o e-mail para e-commerce precisa ser elaborado conforme a segmentação definida. Assim, as campanhas podem ter resultados mais eficientes. Se o lead recebe mensagens que não têm a ver com o que ele procura, é bem possível que a inscrição seja cancelada, aumentando a taxa de churn.
5. Lifecycle e-mail
Nesse tipo de e-mail, a palavra-chave é segmentação. Respeitar os estágios do ciclo de vendas e pensar no envio de mensagens específicas para cada etapa do funil é essencial. Os destinatários podem ser divididos em:
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente ativo;
- Ex-cliente;
- Cliente que já realizou a compra.
A partir disso, podem ser traçadas estratégias detalhadas para cada um desses públicos. Assim, os e-mails têm foco em ensinar, engajar, recuperar, vender, etc. Diferentes formas de segmentar seu público.
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6. E-mail transacional
De forma bem simples, o e-mail transacional é aquele disparado após uma ação específica do consumidor. Se o lead realizou a compra de um produto ou serviço, é possível continuar enviando ofertas parecidas com a aquisição que ele fez. Dessa forma, é enviada uma mensagem automática com itens similares que podem ser do interesse do cliente.
Esse é um dos tipos de e-mail marketing que têm grande êxito. As mensagens são programadas para serem enviadas instantaneamente. Assim, você mantém o interesse do cliente e aumenta o desejo de compra dele.
7. Release
Recurso muito utilizado por veículos de comunicação, mas que também pode ser aplicado no marketing digital. As marcas costumam enviar releases com propósito jornalístico, para a cobertura de um evento ou notícia de uma empresa, por exemplo.
Para se encaixar no marketing digital, o envio de release deve ser bem estruturado. Desse modo, o mailing precisa ser bem segmentado, uma vez que a mensagem é direcionada para a imprensa. Porém, os resultados podem ser bem positivos na divulgação de conteúdos relacionados ao seu negócio.
8. E-mail de nutrição
Às vezes esse é o primeiro motivo pelo qual as empresas começam a usar e-mail marketing. Afinal, a estratégia é muito focada em nutrir leads para levá-los até o momento da compra. O fluxo de nutrição consiste em uma série de e-mails que são enviados com conteúdos direcionados para cada público.
Essa nutrição é o que faz com que o lead avance no funil de vendas até chegar a hora que ele estará preparado para a compra. Nesse sentido, o e-mail de nutrição é fundamental nas estratégias de Inbound Marketing. Por isso, conhecer os interesses dos grupos segmentados é essencial para nutrir adequadamente a sua base de contatos. Baixe o ebook Nutrição de Leads
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9. Inatividade ou saudades
Você sabia que pode enviar uma mensagem quando o lead passa muito tempo sem interagir com a sua empresa? Esse e-mail pode ser chamado de e-mail de inatividade ou saudades. O disparo é voltado para a reconquista daquele lead que se afastou ou perdeu o interesse.
Dessa maneira, o e-mail de inatividade é enviado para questionar se a pessoa ainda tem interesse na compra. Se quiser, você pode até enviar uma oferta para estimular a venda, ou um cupom especial de desconto.
10. E-mail de aniversário
É muito gostoso quando sentimos que somos lembrados no nosso aniversário, não é? Aproveite a oportunidade para mandar mensagens de felicitações para seus clientes aniversariantes! Esse e-mail marketing pode ser para para parabenizar o aniversário do cliente ou, o que é um grande diferencial, comemorar o relacionamento dele com a empresa.
Por exemplo, você pode enviar uma mensagem dizendo que há um ano o cliente fez sua primeira compra, criou uma conta, entre outras possibilidades.
11. Pesquisa ou feedback
Entender como o cliente se sente em relação à sua marca é muito importante. Por isso, enviar e-mails com pesquisas de satisfação e pedir feedback é interessante para validar seu negócio e rever estratégias.
Esse é o momento em que os clientes podem ser honestos para avaliar diversos aspectos da sua empresa. Desde o atendimento, qualidade de produtos ou serviços e outras questões podem ser apontadas. O e-mail de pesquisa pode ser periódico e é possível até oferecer brindes para estimular o público a responder.
Além de criar boas estratégias e investir nos variados tipos de e-mail marketing, lembre-se de sempre conferir as métricas de cada campanha. Verificar a taxa de abertura, de clique e outras informações são fundamentais para criar ações que terão melhores resultados.
A dica final para criar essas e outras ações é usar boa ferramenta de e-mail marketing. Por isso, venha conhecer o que a Dinamize Mail pode fazer pela sua estratégia!