Construir uma base de leads qualificada exige esforço e demanda tempo. Uma boa maneira de começar é conhecendo estes futuros contatos e saber o que pode interessá-los. Dessa forma, você poderá atrair novos leads através de conteúdo relevante e ainda obter a sua permissão de envio de forma saudável.
Um erro comum durante essa busca, é a compra de listas de contatos. Ao adquirir uma lista, você dispõe de uma grande quantidade de contatos em sua base, porém isso pode ser prejudicial para a sua entrega, já que boa parte deles provavelmente não possui interesse em seu conteúdo.
No e-mail marketing tem 3 tipos de permissões para envio:
- Opt-in
- Double Opt-in
- Soft opt-in
Acompanhe 4 dicas inteligentes para captar leads e aumentar o seu mailing
Saiba o porquê não comprar listas de contatos
- Opt-in
São os contatos que concordaram em receber envios, ou seja, aqueles que farão parte de sua base e serão notificados a cada atualização de seu site.
Em seu website, por exemplo, você pode inserir um formulário para o cadastro de email dos clientes, possibilitando que recebam as principais novidades de sua empresa. Também pode colocar outros campos além do email, para que você possa ter um mailing segmentado.
Utilizar esses tipos de endereços é uma forma de qualificar sua base de contatos, já que você proporciona aos seus clientes a opção de receber – ou não – os envios de sua empresa.
Como captar novos contatos a partir de landing pages?
Pop-ups aumentam a captação de leads?
- Double opt-in
Possui os mesmos princípios do Opt-in, com a diferença que, nesse caso, vai um pouco além de apenas adicionar seus dados em um website ou aceitar receber os emails de determinada empresa.
O usuário receberá um email de confirmação, com um link a ser clicado para deixar claro que possui o interesse em receber os conteúdos de sua empresa. Ou seja, no Double Opt-in, como o nome sugere, são solicitadas duas confirmações de cadastro.
Essa função também confirma que está sendo realizado o cadastro de um endereço de email válido, e também faz a primeira interação de seu domínio de email com o contato, gerando a primeira visualização e o primeiro clique em seus envios, começando um engajamento.
- Soft opt-in
Neste caso, não existe uma autorização prévia do contato ou cadastro para inclusão de dados. A captação dos contatos é realizada através de relações comerciais entre remetente e destinatário, seja pessoa ou empresa como um todo.
A garantia de obter contatos engajados é grande, sabendo que eles possuem interesses em comum com você e sua empresa. Embora o Soft Opt-in não exija uma autorização prévia dos contatos, é um tipo de envio utilizado com frequência, não considerado como spam.
Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing
Essas são algumas das permissões para o recebimento de envios utilizadas no Brasil, sendo que em alguns países algumas delas não são autorizadas. Portanto, caso você realize envios de email marketing para outros países, recomendamos que tenha em mente quais são as práticas autorizadas e utilizadas no local.
Saiba mais sobre o GDPR – A lei Europeia de proteção de dados