Nas últimas duas décadas, muita coisa mudou. Se você era nascido nos anos 90, deve se lembrar da internet discada, dos disquetes e do famoso fax. Hoje em dia, pensando nisso, parece que essas coisas estão há anos luz de distância de nós, afinal, os smartphones e smart tvs dominaram rapidamente o mundo.
Todas essas mudanças e avanços tecnológicos se devem à transformação digital, uma revolução que está acontecendo atualmente. Seus impactos atingem desde o comportamento das pessoas até as empresas e organizações.
Por isso, é importante entender esse conceito. Afinal, você não vai ficar querer ficar atrás de todo mundo, né? Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre:
- O que é a transformação digital?
- Por que a transformação digital é importante?
- Como as empresas estão se tornando mais digitais?
Continue lendo para saber mais!
O que é a transformação digital?
A transformação digital não é simplesmente agregar novas tecnologias ao nosso cotidiano. Trata-se de um processo de disrupção na sociedade que afeta a cultura, o consumo e as relações interpessoais.
Com a Era Digital, as coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior do que antes e as pessoas estão mais impacientes e exigentes. Isso tudo sinaliza que essa transformação impacta fortemente no nosso comportamento.
De certa forma, a tecnologia tornou nossa vida mais fácil e inovou em áreas como a medicina. Graças à transformação digital, mais vidas podem ser salvas. No entanto, há alguns desafios, como o fato de muitas empresas terem dificuldade de implementar esse mindset.
Por que a transformação digital é importante?
Pesquisas mostram que 67% da jornada de compras é feita digitalmente. Ou seja, a sua estratégia digital se torna mais importante do que nunca. A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes no processo de compras. Por isso, se sua empresa deixar de investir na digitalização, ela vai se tornar obsoleta.
Assim, é preciso tomar algumas medidas para acompanhar essa revolução. Seu produto pode não ser tecnológico, mas você só conseguirá vender bem se tiver integrado o digital no funcionamento do seu negócio. Não é por nada que as startups são tão bem sucedidas.
Como as empresas estão se tornando mais digitais?
Novas tecnologias aparecem a todo o momento. Então, é importante estar sempre atualizado e investir constantemente em inovação. Mas no que investir exatamente e o que mudar dentro da sua empresa?
Citaremos abaixo alguns exemplos de tecnologias e processos nos quais muitos negócios estão apostando em meio à transformação digital.
Internet das Coisas
A ideia da internet das coisas é conectar objetos domésticos e cotidianos à internet, permitindo que eles troquem dados entre si e se tornem automatizados. Tudo isso contribui para que tenhamos uma experiência mais integrada ao digital.
Um bom exemplo é a Genius Smart Lock, uma fechadura inteligente que possibilita destrancar portas utilizando um smartphone. O Google Glass, um óculos que interage com as coisas em realidade aumentada, também é um exemplo de internet das coisas.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é um tipo de tecnologia que aprende com o comportamento humano e responde a ele de forma adequada. Inúmeras empresas estão investindo em programas de AI para criar experiências de consumo 100% personalizadas.
Quer um exemplo? O Google já inventou um assistente virtual que realiza tarefas cotidianas de acordo com um comando, como ligar para alguém, tocar músicas do Spotify e ainda conversar com o usuário. Parece coisa de filme de ficção científica, mas é realidade.
Blockchain
Você já ouviu falar em blockchain? Essa tecnologia revolucionou a segurança na troca de moedas e dados entre pessoas e instituições, e é por isso que ela é um dos principais investimentos entre as empresas.
Ela nada mais é que um livro contábil que faz o registro de uma moeda virtual (a mais popular sendo o Bitcoin) de maneira confiável e imutável. A transparência é um dos principais atributos da blockchain.
Realidade Virtual
A realidade virtual também merece destaque. Ela consiste, basicamente, em uma experiência digital totalmente imersiva em 3D, o que pode revolucionar a maneira de se fazer marketing digital e consumir produtos.
Já existem algumas ações de marketing feitas por empresas imobiliárias em feiras com o uso de realidade virtual, como visitas aos imóveis decorados através de uma imersão virtual em 360º.
Como implementar a transformação digital no seu negócio?
Já abordamos as diversas tecnologias que podem ser integradas ao seu serviço. No entanto, como mudar seus processos internos para realmente conseguir colocar isso em prática? Vamos ver um passo a passo a seguir.
1. Repense seus processos
Pode ser que, devido à tradição e ao costume, os processos e as operações da sua empresa já estejam defasados. Portanto, repensá-los em um cenário digital é fundamental.
Analise seu ciclo de produtos, os procedimentos de vendas e outras operações. Algum deles pode ser automatizado ou transferido para mobile? Diversas empresas de fast food no Brasil permitem a compra no local através de totens de autoatendimento, por exemplo.
2. Comece pela cultura interna da organização
Antes de mais nada, é preciso pensar na cultura da sua organização e no seu endomarketing. Até porque não adianta criar planos ousados para seus clientes se os seus colaboradores e stakeholders não acreditam nas suas ideias.
Assim, o ideal é começar digitalizando sua empresa de dentro para fora. Como a organização se comunica com os seus colaboradores? Você pode digitalizar ainda mais esse processo? Sua empresa possui ferramentas digitais que ajudem na gestão de equipes, das tarefas e de relacionamento?
3. Digitalize a inteligência do negócio
Um dos passos mais importantes para desenvolver uma transformação digital na sua empresa é usar ferramentas especiais para facilitar a sua tomada de decisões.
Usando Big Data e Business Intelligence, você consegue prever cenários, entender o comportamento dos seus consumidores e processar um grande volume de dados e informações relevantes para o seu negócio.
Dessa forma, você consegue tomar decisões de forma muito mais correta e precisa, sem correr riscos. Suas chances de sucesso serão muito mais altas.
A transformação digital é um fenômeno que muda rápido todos os dias e ficar à par dessas alterações é fundamental para que a sua empresa tenha sucesso e não fique atrás dos concorrentes. Com essas dicas que demos acima, você finalmente poderá transformar a sua empresa!
Gostou do conteúdo? Então, leia também:
O que é Growth Hacking e como implementá-lo?
Veja também nosso webinar: Como criar conteúdo para pequenas empresas sem um alto investimento