Vendas online vão muito além de apenas oferecer produtos de qualidade ou preços em conta no mercado. Se você não souber como se posicionar fora do ambiente presencial, o alcance da sua marca poderá ficar restrito, e o seu faturamento será menor do que poderia.
Um bom posicionamento no digital pode até mesmo fazer a diferença na vida de milhares de usuários, clientes e possíveis consumidores da sua marca. Por essa razão, trouxemos aqui 5 estratégias que vão te ajudar a aumentar suas vendas online de forma realista, para fidelizar clientes e aumentar seus resultados na internet.
Então, vamos lá e anote tudo para não esquecer:
1: Tenha um site de vendas responsivo, bonito e funcional
A primeira impressão importa. Apesar do clichê, quando se trata de vendas online, você precisa se mostrar atrativo para ganhar credibilidade no mercado. Além disso, a estratégia que usar em cada título e subtítulo será a definidora da atenção e do acesso das pessoas ao seu site.
Em um momento em que as pessoas estão imersas em smartphones e canais interligados de comunicação, é cada vez mais necessário que o seu site seja adaptável e tenha boa navegabilidade. E principalmente, que seja fácil de entender e com etapas de experiência do usuário muito bem definidas. Afinal, de nada adianta ter um site se as pessoas não sabem onde clicar, não é mesmo?
Então, para garantir uma boa experiência a quem acessa seus conteúdos, tenha sempre em mente as seguintes informações:
- Evite uso excessivo de pop-ups ou mensagens desnecessárias
- Vá direto ao ponto e traga informações relevantes
- Coloque ofertas atrativas para os clientes
- Invista em cupons ou promoções interessantes
- Torne o visual do seu site bonito e confiável
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2: Invista em mídias sociais para gerar engajamento e tráfego
Criar um bom conteúdo é mais do que fazer posts diários ou semanais em suas redes sociais. Na verdade, é entender os anseios dos seus clientes e tratar de questões pertinentes à vida e aos objetivos do seu público.
A produção de conteúdo é uma estratégia eficaz para transmitir os valores da sua marca, pois não falará apenas do produto, mas de soluções que atendem ao que a marca se propõe a resolver. É trazer significado e propósito à necessidade de existência da sua empresa no mercado competitivo em que se encontra.
Com essa prática, você aumenta a visibilidade e o tráfego para seu site, o que gera mais resultados de performance, clientes e, claro, vendas.
Basicamente, a produção de conteúdo proporciona informações interessantes para o seu nicho. Desse modo, a sua marca envolve o cliente para muito além do imediatismo, ganhando confiança e fortalecendo os vínculos emocionais.
- Tenha uma comunicação alinhada em todos os pontos de contato
- Seja coerente com suas propostas e não ofereça mais do que pode cumprir
- Esteja atento às tendências de assunto e o que está bombando nas redes
- Use e abuse da interatividade para gerar engajamento e respostas de seus seguidores
3: Entenda quem é o seu cliente e descubra os seus problemas
Entender quem é o seu consumidor é o primeiro passo para se posicionar assertivamente dentro da internet. E isso não diz respeito a apenas definir uma idade, classe social ou região demográfica. Pelo contrário, é estudar o estilo de vida, hábitos, comportamentos e preferências que seu consumidor tem no dia a dia, incluindo os instantes em que não está preocupado em comprar.
- O que ele gosta de fazer?
- Qual o seu hobbie?
- Qual o seu grande objetivo de vida?
- Que tipo de música ou conteúdo ele consome?
Esses podem ser alguns indicadores interessantes para você demarcar quais as inquietações, dúvidas e problemas que ele enfrenta. Além disso, é mais informação para você detalhar na hora de segmentar e oferecer um produto ou serviço. Ao conhecer o que seu cliente faz e gosta, você tem recursos de sobra para se aproximar e fidelizá-lo, pois sua argumentação se torna mais completa, e seu discurso mais certeiro.
4: Escolha nichos de mercado relacionados ao estilo do seu cliente
Para definir a sua área de atuação, você precisa levar em conta os universos em que seu cliente transita. Se, por exemplo, ele gosta de produtos para usar em atividades não tão populares, vender itens de varejo não é tão interessante para conquistá-lo. Por isso, conhecer sua buyer persona é tão importante.
Tudo começa pelo que ele realmente precisa resolver. Só então entra a solução – racional ou emocional – que sua marca apresenta. Se o seu cliente precisa de um item para ir à academia, por exemplo, ele não necessariamente é do mundo fit ou bodybuilder. Ele pode ser uma pessoa que está começando a se exercitar. E aí entra a forma como você vai se comunicar e o nicho que você pode trabalhar.
Isso abre um leque de oportunidades. Às vezes, ir pelo caminho convencional não é necessariamente a melhor alternativa. Caso todo mundo esteja falando sobre a mesma coisa e focando nos mesmos clientes, você pode investir em um nicho pequeno, mas conseguir nele uma boa fonte de retorno financeiro.
A cauda longa
Esta teoria, criada pelo autor Chris Anderson, afirma que poucos produtos de nicho podem ser responsáveis pela maior parte da receita. Mais até do que produtos de muito sucesso. Com ela, você explora um grande potencial de demandas específicas.
5: Seja transparente e não esqueça do pós-venda
Nada pior do que ser pego por uma surpresa, não é?
Saber que todos somos clientes ajuda a entender a posição de quem vai comprar algo de nossa empresa. É péssimo adquirir um produto e depois saber que a empresa não se prontifica a responder sobre uma questão relativa à compra ou problema no processo. Você com certeza já passou por isso. Então não deixe acontecer com seus clientes!
- Crie um sistema de feedbacks para atendimento
- Seja claro sobre as fases de venda, transporte e recepção do produto
- Desenvolva um material para que as pessoas usem melhor o que você vendeu
- Invista em remarketing para não acabar o relacionamento com o cliente
O pós-venda precisa ser ativo, para que os clientes se sintam valorizados pela marca e não dispensados após a compra. É uma importante estratégia para que seus clientes voltem a fazer negócio. Para que o relacionamento seja mais duradouro e você não perca para a concorrência, pensar em formas de comunicação pode ser um grande diferencial para sua marca.
Ter o cliente próximo e ativo é o primeiro passo para transformá-lo em promotor da marca, pois ele já conhece todas as etapas. Ou seja, já foi impactado por seu conteúdo, confiou na sua oferta e achou justa, adquiriu o produto e gostou, ele tem tudo para recomendar para outro amigo ou familiar.
Agora é só começar!
Tendo em vista todos esses fatores, você certamente irá aumentar suas vendas online e seus resultados na internet. É importante que tudo isso seja um norte para um trabalho ainda mais aprofundado de marketing digital. É por isso que a Dinamize está aqui!
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