Desde pequenos aprendemos que a comunicação é verbal, que precisamos falar e verbalizar de forma clara. No entanto, você sabia que cerca de 93% da nossa comunicação é não-verbal? Pois é, e esse número aponta algo que muitas marcas deixam escapar: a importância do visual storytelling.
O branding sempre destacou a criação de marcas que criem conexões profundas com o público. Em meio a tantos conteúdos produzidos diariamente e a enxurrada de informações que nos deparamos todos os dias, a criação de narrativas que atraiam e retenham a atenção dos usuários é essencial.
Assim, pensar uma estratégia de visual storytelling é uma forma de se comunicar, contar histórias e estabelecer uma relação com seu público.
Neste post, entenda o que é visual storytelling, conheça a importância e aprenda como colocar essa estratégia em prática!
O que é visual storytelling?
Se o storytelling diz respeito à criação de narrativas escritas, o visual storytelling é uma história contada de maneira visual.
Ou seja, é a prática de falar por meio de imagens, transmitir a narrativa por fotos e outros artifícios visuais. Por meio das imagens, a sua marca consegue criar maior clareza na comunicação com a audiência.
Para que o visual storytelling funcione é necessário criar o contexto para o espectador. Portanto, mostrar o que acontece, onde acontece e apresentar os personagens envolvidos — assim como é a narrativa de qualquer outra história.
Dessa maneira, o visual storytelling é um formato de história que usa principalmente mídias visuais, como fotografias, imagens, ilustrações e vídeo. Além disso, suas narrativas podem ter um toque a mais com outros artifícios, entre eles música, sons, gráficos e áudios.
Por que o visual storytelling é importante?
O termo é relativamente novo e vem ganhando mais espaço à medida que as marcas percebem a importância de envolver o público com histórias. O visual storytelling é uma estratégia que costuma ter uma resposta mais emocional da audiência. Por isso, é uma ferramenta interessante para educar seus clientes e iniciar uma conexão mais aprofundada.
A arma secreta do storytelling visual é criar empatia. A partir do momento que o usuário cria empatia e se identifica com a sua marca, uma boa parte do caminho para conquistar mais um cliente foi percorrido. Entretanto, a sua narrativa precisa ter um estilo próprio e as histórias devem ser contadas de forma natural. Para fazer isso, geralmente são utilizados:
- personagens envolventes que são adaptados ao público e também às suas histórias
- referências culturais e populares que fazem parte do dia a dia do seu público e que torne mais fácil para que as pessoas entendam
- metáforas visuais que ajudem a traduzir ideias mais complexas em algo mais fácil e compreensível para o público
- ícones com significados e peças que possam conectar toda a ideia e facilitem a comunicação
6 dicas para criar uma narrativa visual atrativa
Contar narrativas fazem parte da história da humanidade desde os primórdios da comunicação. Afinal, era por meio da palavra que os conhecimentos eram passados — assim como fatos, momentos engraçados e muitas outras histórias.
Por todo esse histórico já sabemos que as narrativas conquistam a atenção do público e também ajudam a manter os espectadores engajados. Então, acompanhe essas dicas para criar narrativas visuais realmente atraentes.
1. Mantenha em mente quem é o seu público
Toda estratégia de marketing sempre é estruturada no conceito da persona, e a criação de narrativas visuais não seria diferente.
Por mais que seja tentador adicionar técnicas visuais atraentes, o mais importante é manter a narrativa focada no propósito da história, bem como na expectativa e, sobretudo, na experiência do público. Se a sua estratégia de criação visual estiver voltada para as necessidades e desejos da audiência, isso significa que seus resultados serão melhores.
2. Seja estratégico com os elementos visuais interativos
A utilização de elementos visuais interativos tem um grande poder para atrair o olhar dos usuários. Imagine um usuário rolando o feed do Instagram quando se depara com um conteúdo altamente atrativo visualmente — além desse primeiro impacto, depois ele ainda percebe que a publicação daquela marca faz sentido pra ele e que o produto oferecido talvez seja útil na sua vida.
Pronto! Ali está mais um prospect que só precisa de um pouco mais de informações para ser convertido. Ou seja, o uso de elementos interativos nas histórias visuais são capazes de engajar mais o público, que tem mais propensão a clicar no seu post. Contudo, tenha cuidado para não sobrecarregar e perder o propósito da sua peça.
3. Não tenha medo de usar dados
O compartilhamento de dados e estatísticas são sempre boas alternativas para incrementar seus recursos visuais. Além de dar mais credibilidade para o seu conteúdo, os números são chamativos e úteis para atrair a atenção do leitor. Por isso, invista em gráficos, tabelas e mapas interativos que ajudem a contar a narrativa de forma mais dinâmica.
4. Não fale, mostre
Diferentemente da contação de histórias, que é a base do storytelling, as palavras nem sempre devem estar no centro da narrativa — principalmente no visual storytelling. Isso significa que é preciso mostrar para o seu leitor, deixar as imagens falarem. Dessa forma, texto e imagens trabalham em conjunto e formam as melhores histórias visuais. Deixe que os elementos trabalhem em harmonia.
5. Crie conteúdos especialmente para web
Diversas empresas acreditam que as narrativas visuais de fora da internet podem ser postadas na web e que terão o mesmo desempenho que tiveram fora das telas. No entanto, isso dificilmente acontece, dado que o ambiente é totalmente diferente, certo?
Tenha em mente que conteúdos fora da web são diferentes. Além disso, as experiências nesses dois ambientes também são totalmente distintas. Nesse contexto, não pense em criar “versões digitais” de algum outro conteúdo — ao invés disso, crie algo focado totalmente na experiência do público online.
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6. Planeje o seu conteúdo visual
A construção dos conteúdos geralmente acontece com uma ideia, que se transforma em uma pauta e que vai para as mãos dos criadores. No caso do visual storytelling, escritores e designers precisam trabalhar juntos para que a narrativa seja concisa.
Assim, as imagens incorporadas ao conteúdo criam histórias visuais que sejam realmente mais atrativas. Esses dois elementos, imagens e texto, precisam ser complementares para que a narrativa funcione. Dessa maneira, o planejamento é fundamental para o sucesso da estratégia.
O visual storytelling é uma técnica incrível para se comunicar com mais clareza e conquistar seu público — além de ser uma boa ferramenta de Branded Content. Então, o que acha de começar a investir nessa estratégia?
Caso queira começar a reformulação da sua marca, aproveite o nosso conteúdo sobre rebranding e tire suas dúvidas sobre o assunto!