Case de sucesso:
Aumento de 332% na receita no Ecommerce com automação de marketing
Como fazer que uma empresa focada na indústria se torne também uma empresa que atua no varejo? Além disso, como adicionar canais como email marketing e automações para ampliar a comunicação com o público e impulsionar as vendas no Ecommerce?
Com a ajuda da Protarget, empresa que oferece soluções com foco em performance e criatividade, o time da Calçados Pegada fez dos seus canais digitais uma fonte de receita ainda mais atrativa!
20 anos de parceria
Se você está se perguntando como a Calçados Pegada conseguiu um resultado tão efetivo, saiba que a resposta passa pelo trabalho realizado com o apoio do time da Protarget.
A partir desta parceria a Pegada conta com uma comunicação integrada para gerar impactar as pessoas certas – seja em mídias como rádio e TV ou através de anúncios no Google ou Meta Ads.
Integrações com VTEX e site institucional
A Pegada conta com dois endereços para promover seus produtos e serviços: um deles com características mais institucionais e sua loja na VTEX.
Através da integração entre VTEX e Dinamize, a Pegada automatiza processos de atualização cadastral e comunicação com leads e clientes – vamos falar sobre eles a seguir.
+ captação de leads e relacionamento
Contar com visitantes qualificados e garantir que eles recebam os produtos certos no momento certo é essencial para qualquer Ecommerce.
Campanhas via Meta Ads
Se você investe em anúncios para gerar mais tráfego no seu site, pode ter se deparado com a máxima de que utilizar canais como o Facebook ou Instagram não é lá uma boa ideia.
Renan Silva, gerente de projetos e performance da Protarget, comenta que essa constatação deve ser feita após ao menos testar os canais como uma alternativa de atrair visitantes. Assim como funciona para a Pegada levar visitantes de volta para o Ecommerce e atrair novos públicos, pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio.
Importação recorrente de contatos via VTEX
Através da conexão do Ecommerce com a plataforma de automação de marketing, a Pegada conta com uma atualização diária de leads e clientes captados.
Com esta integração, a Pegada mantém dados relacionados aos produtos comprados e informações como data de nascimento atualizadas.
Tutorial: saiba como integrar VTEX e Dinamize
Pop-ups no site institucional e no Ecommerce
Com este recurso, a Pegada oferece aos visitantes uma alternativa para que sigam em contato com a marca – recebendo todas as novidades direto no email.
Os pop-ups são criados diretamente na plataforma da Dinamize. Assim, todos os leads captados entram automaticamente na base e passam a receber as comunicações da Pegada.
Automações de email
O que fazer quando uma pessoa se cadastra no seu site para receber promoções, ou então adiciona um produto no carrinho e não finaliza a compra?
Confira abaixo algumas ações criadas pela Protarget e pela Pegada que vão inspirar você!
Boas-vindas
Com esta ação, os novos leads que entram na base da Pegada recebem um desconto de 5%, produtos separados por categoria e outras opções para entender as preferências do público.
No trecho abaixo do email marketing de boas-vindas, uma opção que permite a navegação de acordo com o número de calçado dos usuários:
Recuperação de carrinho abandonado
Clássica (e muito efetiva) para recuperar vendas no momento certo, a automação de carrinho abandonado também é essencial no Ecommerce da Pegada.
A automação começa quando o usuário adiciona um item no carrinho do Ecommerce e conta com duas ações – uma delas 15 minutos após o abandono e outra 24 horas depois. Tudo isso considerando o comportamento do lead na loja virtual:
Quais automações geram mais vendas no E-commerce?
A automação de carrinho abandonado fica em primeiro lugar (disparada!) quando o assunto é taxa de conversão no E-commerce, mas o que vem depois?
Dá uma olhada nos dados levantados pela Protarget que mostram algumas das automações essenciais para a Pegada:
Emails pontuais
Elaborar ações pontuais é uma alternativa valiosa para reforçar o relacionamento com o público que acompanha a marca.
Além disso, este tipo de ação também possui impacto na receita gerada. De 2020 até 2023, houve um cresimento na receita gerada através das ações pontuais criadas por Protarget e Pegada:
No gráfico acima, vale destacar também que o número de emails enviados em 2022 e 2023 foi menor em relação a 2021 – e mesmo assim houve o aumento de receita.
Através de uma boa segmentação de contatos, análise de engajamento e planejamento de marketing, é possível obter mais resultados criando apenas as ações essenciais para sua marca!
Produtos + vendidos
Em campanhas pontuais, você pode explorar as mais variadas datas comemorativas para engajar seu público e fortalecer a imagem da sua marca.
Depoimentos de clientes
Contar com provas sociais é essencial para mostrar ao público o que as pessoas falam sobre seus produtos.
Em uma das ações criadas pela Pegada, os produtos são apresentados com avaliações deixadas pelos clientes.
Semana do ROCK
No caso de datas como o Dia do Rock, vale a criatividade não perder a data e garantir um email marketing de sucesso:
Confira o vídeo para entender como a parceria entre Pegada e Protarget gera resultados INCRÍVEIS:
Sobre a Protarget
+ 300 marcas atendidas e +29 mil projetos realizados: esta é a trajetória da marca que está há 40 anos no mercado oferecendo soluções com foco em performance e criatividade.
Sobre a Pegada
Com 7 milhões de pares produzidos por ano e mais de 13.000 pontos de venda, a Pegada é líder do segmento masculino na América Latina e exporta itens para + de 60 países!
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